edp announcement

EDP Acquires Three Wind Farms in France With 30 MW of Capacity to be Developed

Viernes, 16 Diciembre 2005

NEO - Novas Energías do Ocidente, S.A. – the EDP Group's company for the development of projects in the renewable energies sector in the Iberian Peninsula and Europe – acquired from Nuon France Holding SAS, three wind farms in Bretagne (France).

Nos termos e para os efeitos do disposto no artigo 244.º do Código dos Valores Mobiliários, a EDP - Energias de Portugal, S.A. ("EDP") vem prestar a seguinte informação ao mercado e ao público em geral:


A NEO - Novas Energias do Ocidente, S.A. ("NEO") - empresa do Grupo EDP para o desenvolvimento de projectos na área das energias renováveis na Península Ibérica e Europa - adquiriu à Nuon France Holding SAS., três parques eólicos na zona da Bretanha (França) - Le Gollot (10,4 MW), Keranfouler (9,1 MW) e Plouvien (10,4 MW) - por um valor de 4,4 milhões de euros, dos quais 1,9 milhões de euros são pagos no acto da escritura e 2,5 milhões de euros serão pagos até à data de entrada em exploração dos referidos parques. A conclusão da transacção do parque Plouvien está ainda dependente do cumprimento de determinados condições por parte da entidade vendedora.


Os três parques eólicos representam uma carteira de 30 MW de capacidade com um número médio de horas de vento de 2.250 horas/ano. Estes projectos, que requerem um investimento adicional de 32 milhões de euros, possuem já todas as licenças administrativas e ambientais necessárias para o início da sua construção no primeiro trimestre de 2006, prevendo-se que entrem em funcionamento até ao final desse ano.


Esta aquisição constitui o primeiro passo de expansão internacional da NEO, cujo Plano Estratégico prevê a entrada em funcionamento, até 2010, de uma potência de 500 MW em mercados Europeus fora da Península Ibérica.

 

EDP - Energias de Portugal, S.A.