Fitch mantém rating da EDP em "BBB+" removendo de vigilância negativa para outlook negativo
Hoje, a agência de rating Fitch Ratings manteve as notações de "rating de incumprimento da emitente' e de rating da dívida sénior de longo prazo da EDP e da EDP Finance BV em "BBB+". O "rating de incumprimento da emitente' no curto-prazo foi também mantido em "F2". Adicionalmente, a agência manteve a notação de "rating de incumprimento' de longo prazo da Hidroeléctrica del Cantabrico em "BBB+" e a notação de "rating de incumprimento' de curto prazo em "F2".
Nos termos e para os efeitos do disposto no artigo 248.º do Código dos Valores Mobiliários, a EDP – Energias de Portugal, S.A. ("EDP") vem prestar a seguinte informação ao mercado e ao público em geral:
Hoje, a agência de rating Fitch Ratings ("Fitch") manteve as notações de "rating de incumprimento da emitente' e de rating da dívida sénior de longo prazo da EDP e da EDP Finance BV em "BBB+". O "rating de incumprimento da emitente' no curto-prazo foi também mantido em "F2". Adicionalmente, a agência manteve a notação de "rating de incumprimento' de longo prazo da Hidroeléctrica del Cantabrico em "BBB+" e a notação de "rating de incumprimento' de curto prazo em "F2".
A Fitch retirou a vigilância negativa, tendo mudado para Outlook negativo.
Esta acção decorre do anúncio da alienação por parte do Estado Português à China Three Gorges de 21,35% da participação na EDP, dado que a Fitch acredita que tal reduz o risco de refinanciamento da EDP e melhora o custo de emissões de dívida.
O Outlook negativo da EDP reflecte o impacto do rating da Republica Portuguesa de "BB+"/Negative.