edp announcement

EDP Purchases Shareholdings in Turbogás and Portugen

Miércoles, 16 Marzo 2005

EDP informs that, through the exercise of a call option, EDP PARTICIPAÇÕES a fully owned subsidiary of EDP – has acquired today from NATIONAL POWER INTERNATIONAL HOLDINGS BV, for a total consideration of €51,984,977.55, a shareholding of 20% in TURBOGÁS and of 26.667% in PORTUGEN.

Nos termos e para os efeitos do disposto no artigo 248.º do Código dos Valores Mobiliários, a EDP - ENERGIAS DE PORTUGAL, S.A. ("EDP") vem prestar a seguinte informação ao mercado e ao público em geral:

Na sequência da informação divulgada em 13 de Dezembro de 2004, comunica-se que, em execução de opção de compra, a EDP PARTICIPAÇÕES - S.G.P.S., S.A. ("EDPP"), sociedade dominada pela EDP, adquiriu hoje à NATIONAL POWER INTERNATIONAL HOLDINGS BV ("IPBV"), por um valor global de €51.984.977,55, participações representativas de 20% do capital social da TURBOGÁS - Produtora Energética, S.A. ("TURBOGÁS") e de 26,667% do capital social da PORTUGEN - Energia, S.A. ("PORTUGEN").

Com a concretização da presente transacção, a EDPP passou a ser titular de uma participação de 40% no capital social da TURBOGÁS, sendo o outro accionista desta sociedade a IPBV, com uma participação de 60%. Por outro lado, a EDPP tornou-se accionista da PORTUGEN, passando a deter uma participação de 26,667% no respectivo capital social e sendo o outro accionista desta sociedade, a INTERNATIONAL POWER PORTUGAL HOLDINGS S.G.P.S., S.A., com uma participação de 73,333%.

A TURBOGÁS foi constituída em 1994 com o propósito único de desenvolver, construir e operar o centro electroprodutor de ciclo combinado a gás situado na Tapada do Outeiro, com uma capacidade instalada de 990 MW. Actualmente, a TURBOGÁS vende a totalidade da energia que produz à REN - Rede Eléctrica Nacional, S.A., no âmbito do sistema eléctrico público português, ao abrigo de um contrato de aquisição de energia de longo prazo. A PORTUGEN é a entidade responsável pela operação e manutenção do centro electroprodutor da Tapada do Outeiro.

EDP - Energias de Portugal, S.A.