edp announcement

EDP Group Reaches Agreement to Acquire NUON España

Viernes, 09 Diciembre 2005

NEO - EDP Group's company responsible for the development of projects in the renewable energies sector in the Iberian Peninsula and Europe, has signed a contract with Nuon International Renewables Projects B.V. which establishes the main conditions for the acquisition of 100% of the share capital of Grupo Nuon España, S.L.U. and of Desarrollos Eólicos S.A..

Nos termos e para os efeitos do disposto no artigo 248.º do Código dos Valores Mobiliários, a EDP - Energias de Portugal, S.A. ("EDP") vem prestar a seguinte informação ao mercado e ao público em geral:
 


A NEO - Novas Energias do Ocidente, S.A. ("NEO") - empresa do Grupo EDP para o desenvolvimento de projectos na área das energias renováveis na Península Ibérica e Europa - assinou hoje um contrato com a Nuon International Renewables Projects B.V. ("Nuon2) onde se estabelecem as condições principais com vista à aquisição da totalidade do capital social da Nuon España, SL.U. e da Desarrollos Eólicos S.A. ("Nuon España").
 


O valor acordado para a aquisição da totalidade das acções representativas do capital social da Nuon España é de 478 milhões de euros. A dívida financeira líquida da referida sociedade ascenderá, no final de 2005, a aproximadamente 223 milhões de euros, que inclui, o montante de 83 milhões de euros de suprimentos que serão assumidos pela NEO através da sua aquisição a valor nominal. A conclusão da presente transacção não se encontra sujeita à aprovação prévia por parte de nenhuma autoridade reguladora, pelo que se prevê que a efectiva transmissão das acções objecto deste contrato fique concluída no decorrer da próxima semana. O referido contrato prevê ainda um "break-up fee" para ambas as partes no caso de incumprimento do compromisso hoje celebrado.


A Nuon España é uma empresa que actua no sector das energias renováveis  no mercado  espanhol  e que detém uma carteira de projectos eólicos com uma potência total de 1.407 MW, dos quais 221 MW já se encontram em operação e 1.186 MW em diferentes fases de desenvolvimento. Os parques eólicos situam-se nas regiões da Galiza, Aragão, Andaluzia e Ilhas Canárias, e compreendem activos de elevada qualidade com um número médio de horas de vento que ascende a 2.650 horas/ano, consideravelmente superior à média do sector, em Espanha, que se situa nas 2.350 horas/ano.


A NEO é a empresa do Grupo EDP responsável pela promoção, desenvolvimento e exploração de projectos para a produção de electricidade a partir de energias renováveis na Península Ibérica e na Europa. A NEO irá incorporar os activos da Enernova e da Genesa, que detinham em conjunto, a 30 de Setembro de 2005, um total de 534 MW de capacidade instalada. Encontra-se ainda prevista, até ao final de 2005, a entrada em funcionamento de dois parques eólicos em Espanha bem como do reforço de potência de um parque eólico em Portugal num total de 102 MW adicionais.


O racional estratégico por detrás desta operação prende-se, entre outros, com: (i) a grande complementaridade geográfica entre o portfolio de projectos eólicos da Nuon España e o da NEO; (ii) o forte know-how que a Nuon España detém na área de operação e manutenção de parques eólicos; e (iii) o facto de potenciar as economias de escala existentes que decorrem da operação de uma empresa com dimensão significativa nesta área, nomeadamente, na aquisição de equipamentos geradores e outros investimentos.


Esta aquisição, que contou com o apoio do ABN Amro e do Banco Santander, representa mais um passo na implementação do projecto de investimento divulgado pela EDP para a área das energias renováveis na Península Ibérica.

 

EDP - Energias de Portugal, S.A.