edp announcement

EDP Executes Private Placement of Energias do Brasil Shares

Viernes, 30 Septiembre 2005

EDP executed a Private Placement of Energias do Brasil shares, exclusively reserved to the minority shareholders of Bandeirante Energia, Iven, Escelsa, Magistra Participações, and Empresa Energética de Mato Grosso do Sul that within the reorganization process implemented in April 2005 rolled-up into Energias do Brasil share capital.

Nos termos e para os efeitos do disposto no artigo 244.º do Código dos Valores Mobiliários, a EDP - Energias de Portugal, S.A. ("EDP") vem prestar a seguinte informação ao mercado e ao público em geral:

Nos termos dos acordos celebrados em 7 de Abril de 2005 relativos à reorganização societária do grupo EDP - Energias do Brasil, S.A. ("Energias do Brasil"), a EDP realizou uma oferta privada ("Oferta") de acções da Energias do Brasil, reservada exclusivamente aos accionistas minoritários da Bandeirante Energia S.A., Iven S.A., Espírito Santo Centrais Elétricas S.A. - Escelsa, Magistra Participações S.A. e Empresa Energética de Mato Grosso do Sul S.A. que no âmbito da operação de "roll-up" realizada em Abril de 2005 passaram a deter directamente acções na Energias do Brasil.
 

Em resultado da presente Oferta os accionistas minoritários adquiriram 3.585.893 acções da Energias do Brasil, a um preço de 18 Reais por acção (equivalente ao preço de subscrição da Oferta Pública Inicial da Energias do Brasil em 13 de Julho de 2005). Esta operação pressupõe o pagamento inicial à EDP de 10% do montante global subscrito, sendo o saldo remanescente pago em 18 parcelas mensais, sobre as quais incidirão juros à taxa de 10% ao ano.

 

Após a conclusão do processo da Oferta Pública Inicial realizado em Agosto de 2005, a EDP passou a deter 64,5% do capital da Energias do Brasil. Em resultado da Oferta Privada agora realizada a EDP passa a deter 102.915.860 acções de um total de 165.016.221 acções da Energias do Brasil, ou 62,4% do capital social da empresa.

 

EDP - Energias de Portugal, S.A.