edp announcement

EDP Concludes the Increase of its Indirect Shareholding in PORTGAS and SETGAS

Jueves, 11 Mayo 2006

In the context of the implementation of the Group's strategy for the Iberian gas market and following the announcement made on September 6th 2005, EDP concluded yesterday the acquisition of a 49% shareholding in NQF Gás, S.A..

Nos termos e para os efeitos do disposto no artigo 248.º do Código dos Valores Mobiliários, a EDP - Energias de Portugal, S.A. ("EDP") vem prestar a seguinte informação ao mercado e ao público em geral:

Em execução da sua estratégia de investimento no sector ibérico do gás, a EDP concretizou, por um preço total de cerca de 58,7 milhões de euros, a aquisição das acções representativas de 49% do capital social (por um preço de cerca de 49,4 milhões de euros) e dos créditos de suprimentos sobre a NQF Gás, SGPS, S.A. (NQF Gás) anteriormente detidos pela Endesa Gás (por um preço de cerca de 9,3 milhões de euros), cujo contrato de compra e venda havia sido anunciado em 6 de Setembro de 2005. Nos termos do aludido contrato, esta aquisição encontrava-se dependente da verificação de um conjunto de condições suspensivas, incluindo a declaração de não oposição da Autoridade da Concorrência, que apenas foram integralmente reunidas no final do passado mês de Abril.

Em consequência desta operação, a EDP passa a deter a totalidade do capital social da NQF Gás, e, por essa via, reforça a sua posição accionista na Portgás - Sociedade de Produção e Distribuição de Gás, S.A. (Portgás) e na Setgás - Sociedade de Produção e Distribuição de Gás, S.A. (Setgás), passando a dispor de uma participação, directa e indirecta, de 72,0% e de 19,8%, respectivamente.

A Portgás é a segunda maior distribuidora de gás natural em Portugal, actuando numa área de concessão constituída por 29 concelhos dos distritos do Porto, Braga e Viana do Castelo. A Portgás mantém como accionistas a Gaz de France e a Elyo, com uma participação conjunta de 25,3%.

A Setgás actua nos concelhos da península de Setúbal e tem como principais accionistas de referência a Galp Energia, a Eni e a Koch, com participações de 45,0%, 21,9% e 13,2% respectivamente.

EDP - Energias de Portugal, S.A.