BigMat entra no autoconsumo de energia solar com a EDP
Acordo com a EDP prevê a instalação de centrais solares para autoconsumo em até 900 lojas e armazéns do Grupo BigMat. Parceria evitará a emissão de mais de 165 mil toneladas de emissões de CO2 por ano.
O Grupo BigMat, uma cadeia de lojas para profissionais da construção, escolheu a EDP para parceiro ibérico na produção de energia solar para autoconsumo. Com esta contrato, a EDP poderá instalar sistemas fotovoltaicos nos 900 armazéns e lojas BigMat em Espanha e Portugal, energia que será utilizada pelas instalações em questão.
O acordo, o maior assinado até agora pela EDP na Península Ibérica, inclui uma capacidade instalada de até 18,5 MWp, suficiente para cobrir as necessidades de consumo da BigMat, bem como as dos seus parceiros e associados. Este contrato prevê também a possibilidade de utilizar os espaços disponíveis para expandir até 37 MWp, com o objetivo de cobrir as necessidades energéticas de outros clientes. Esta parceria inclui a instalação de mais de 72.000 módulos solares, que ocuparão uma área equivalente a 19 campos de futebol.
Juntas, estas instalações vão evitar mais de 165 mil toneladas de emissões de CO2 para a atmosfera, o que se traduz num impacto positivo na qualidade do ar semelhante ao gerado por mais de 750 mil árvores.
A EDP será responsável pela implementação e manutenção dos projetos fotovoltaicos, sendo proprietária das instalações durante 15 anos no modelo “As a Service”, que não implica investimento do cliente na instalação solar e traz estabilidade ao custo com energia a longo prazo. No final deste período, a instalação solar torna-se propriedade do BigMat, que não terá de fazer qualquer investimento.
BigMat, com mais de 40 anos de história, é um grupo composto por empresas de construção e de distribuição de materiais de bricolagem, com uma vasta gama de produtos fabricados com materiais que respeitam o ambiente.