EDP entrega sete viaturas a instituições de ação social e apoio a bombeiros
A doação de viaturas envolve entidades que prestam apoio social e humanitário em várias regiões do país. Desde 2016, a EDP já entregou 32 viaturas de serviço a diferentes instituições.
A EDP, através da EDP Produção, apoia sete instituições de ação social e associações de apoio a bombeiros localizadas nas regiões do Douro, Ribatejo, Tejo-Mondego, Sines, Figueira da Foz e Cávado-Lima através da doação de viaturas de serviço. Esta é uma das iniciativas previstas no programa de investimento social da empresa nas zonas onde possui centros de produção de energia, incluindo nos territórios onde deixou de ter atividade regular.
A última entrega de viaturas decorreu na última terça-feira, dia 21, na Central do Ribatejo, e envolveu quatro entidades: a Cáritas Paroquial de Sines, o Centro Social e Paroquial de Água Viva de Alhadas e as associações humanitárias de bombeiros da Azambuja e de São Romão. As primeiras três viaturas foram entregues a 7 de dezembro, no Porto, beneficiando dois centros sociais e paroquiais – de Moimenta (Cávado-Lima) e da Vila de Alpendorada (Douro) – e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Torre de Moncorvo.
A fase de candidaturas, que decorreu nos passados meses de junho e julho, foi aberta a múltiplas instituições, desde corporações de bombeiros, associações desportivas, recreativas e ambientalistas até misericórdias, instituições particulares de solidariedade social e autarquias. No processo de seleção, entre as 455 candidaturas apresentadas, destacaram-se as entidades sem fins lucrativos e com reconhecida intervenção social e cívica nas comunidades em que estão inseridas, entre outros critérios de avaliação.
Cada instituição selecionada recebeu uma viatura entre os modelos disponíveis, que incluem veículos de passageiros, comerciais, carrinhas de transporte, pick up e elétricos com oito anos de atividade ou 200 mil quilómetros – no caso dos elétricos, com 160 mil quilómetros ou 60% da capacidade de bateria operacional. Nesta ação, as viaturas são totalmente renovadas antes da entrega e passam a ter uma nova utilização que beneficia a população onde se insere a entidade selecionada.
A doação de viaturas às comunidades é uma prática da empresa há vários anos, tendo já entregado 32 veículos a diferentes instituições desde 2016. Através deste programa anual, a EDP pretende assim reforçar os apoios às comunidades onde tem uma presença ativa, mas também onde já não tem atividade regular, como é o caso de Sines, por exemplo. Além disso, procura responder a necessidades e solicitações nas áreas sociais e de proteção da floresta partilhadas por essas comunidades.
Esta é apenas uma das várias ações previstas no Plano de Investimento Social da EDP Produção que a empresa desenvolve há vários anos nas regiões onde detém centros de produção e que inclui diversos programas próprios. Entre eles destacam-se, por exemplo, o ‘Partilha com Energia’, um dos programas orientados para os jovens estudantes dessas zonas, ou o ‘Tradições’, um projeto focado nas comunidades e nas suas origens e costumes, que já se tornou numa marca diferenciadora. Estas práticas têm reforçado a estratégia e posicionamento da empresa, merecendo mesmo reconhecimento global da EDP como uma das melhores em investimento social e responsabilidade social, categorias em que tem sido distinguida no reconhecido índice de sustentabilidade Dow Jones.