edp announcement

Portuguese Competition Authority Approves the Acquisition of two Wind Farms by ENERNOVA

Monday, 14 November 2005

The Portuguese Competition Authority approved the operation entered into by Enernova and by the companies Energía y Recursos Ambientales and Vendaval for the acquisition of 100% of the Ortiga and Safra wind farms.

Nos termos e para os efeitos do disposto no artigo 244.º do Código dos Valores Mobiliários, a EDP - Energias de Portugal, S.A. ("EDP") vem prestar a seguinte informação ao mercado e ao público em geral:


A Autoridade da Concorrência Portuguesa aprovou, na passada sexta-feira, a operação celebrada em 28 de Fevereiro de 2005, entre a Enernova - Novas Energias, S.A. ("Enernova") - sociedade detida a 100% pela EDP - Energias de Portugal, S.A. ("EDP") e que actua no sector das energias renováveis em Portugal - e as sociedades Energía y Recursos Ambientales, S.A. ("EYRA") e Vendaval Promociones Eólicas, S.A. ("Vendaval"), para a aquisição de 100% dos parques eólicos de Ortiga e de Safra, por um preço global indicativo de 18 milhões de euros (incluindo os respectivos suprimentos) que será ajustado, à data de fecho da operação, pelos custos incorridos com a promoção dos parques desde Fevereiro.
 


Esta operação abrange dois projectos eólicos em desenvolvimento com uma capacidade total de 53,4 MW, dos quais: i) 11,7 MW do parque eólico de Ortiga que se encontram em fase de construção e cuja entrada em funcionamento está prevista para o início de 2006; e ii) 41,7 MW do parque eólico de Safra, ao qual já foi atribuída a licença de estabelecimento e para o qual se prevê a entrada em funcionamento durante o primeiro semestre de 2006.
 


Estes parques eólicos serão remunerados de acordo com o quadro regulatório anterior à publicação do Decreto-Lei 33-A/2005 de 16 de Fevereiro, que veio estabelecer novos parâmetros para a remuneração da produção a partir de fontes de energia renováveis, uma vez que este decreto é aplicável a projectos que venham a obter a respectiva licença de estabelecimento após o prazo de um ano a contar da data da entrada em vigor do referido diploma.


A Enernova é a subsidiária do Grupo EDP que se dedica à promoção, desenvolvimento e exploração de projectos para a produção de electricidade a partir de energias renováveis em Portugal, nomeadamente da energia eólica. A Enernova detém, a 30 de Setembro de 2005, uma carteira de projectos eólicos que representavam um total de 145,1 MW de potência instalada.

A conclusão desta aquisição representa mais uma medida de implementação do projecto de investimento divulgado pela EDP para a área das energias renováveis em Portugal, permitindo desta forma contribuir para o reforço da autonomia energética nacional através de fontes não poluentes.


EDP - Energias de Portugal, S.A.