EDP dá nova vida ao Jardim Zoológico com iniciativa pedagógica
“Por uma pegada mais ecológica” - este é o mote para promover uma mudança de comportamentos dos visitantes.
O Jardim Zoológico voltou a abrir ao público, mas com uma energia renovada. A EDP reafirmou a sua parceria com esta instituição, reforçando o seu compromisso com a biodiversidade, a preocupação com o meio ambiente e com a preservação da espécie animal.
"Por uma pegada mais ecológica" é o mote do novo conceito criativo, que se materializa em diferentes suportes de comunicação ao longo da visita, e através do qual a EDP pretende mostrar que existe algo em comum entre o Homem e os animais: o seu impacte no meio ambiente, sendo a dos humanos fundamental à manutenção dos habitats e das espécies, através dos hábitos que tem no seu dia-a-dia.
Com o objetivo de incentivar miúdos e graúdos a terem uma maior consciência da necessidade de preservação do planeta em todas as suas vertentes, a EDP construiu uma narrativa que ganha vida ao longo de todo o percurso da visita e junta-se assim ao Jardim Zoológico com o propósito de, em conjunto, proporcionarem uma experiência inesquecível aos visitantes do espaço. Neste novo roteiro ao longo do parque, os visitantes são desafiados através de comunicações colocadas em sítios emblemáticos do zoo: desde a entrada, ao comboio, passando pelo tão característico teleférico.
Nos diferentes momentos de comunicação, a EDP descodifica o conceito de "pegada ecológica" e apela à mudança de comportamentos em prol de um planeta mais sustentável. São sugeridas dicas simples, como desligar a torneira enquanto se lava os dentes para que, desde cedo, estes hábitos se tornem uma prática cada vez mais comum.
Para celebrar o Dia Mundial da Terra, a EDP e o Jardim Zoológico juntam-se para promover um quizz presencial que vai oferecer prémios aos participantes mais rápidos. O passatempo está disponível a partir desta quinta-feira, 22 de abril, até ao dia 25 de abril e procura premiar aqueles que mais rapidamente encontrarem as placas das “boas práticas” espalhadas pelo Jardim Zoológico. “Tenho penas pretas e brancas e um intenso cheiro a peixe” e “Sou branca com riscas pretas ou preta com riscas brancas”; são apenas algumas das pistas que os visitantes vão ter de seguir para descobrirem as respostas certas. A frase encontrada e as respostas devem ser enviadas para zoopassatempos@zoo.pt e, todos os dias, de 22 a 25 de abril, serão premiadas as cinco primeiras respostas corretas.
No dia 24 de abril, pelas 15h, todos os portugueses estão convidados para subir virtualmente a bordo do “barco da conservação”, através do canal de YouTube do Jardim Zoológico, para navegar pelos diferentes continentes percebendo como, a partir de Portugal, se pode ajudar na preservação de um grande número de animais e plantas de todo o mundo. Zebras, pinguins, orangotangos, tigres, entre outros animais, assumem o papel de embaixadores das boas práticas e, pela voz de um biólogo, é explicado de que forma a implementação das boas práticas pode ajudar na conservação da sua espécie.
A EDP junta-se assim à missão do Jardim Zoológico, juntos por um planeta mais sustentável para uma preservação das espécies e dos habitats.